Eventos - Seminários marcados

Seminário de convidado

Data: 21/02/2018 - Horário: 10:00 - Local: Sala 126
Título: Desenvolvimento de metaloporfirinas sintéticas como moduladores redox (foto)ativos
A ser apresentado por: Júlio Santos Rebouças - UFPB - Brasil

Resumo

Metaloporfirinas sintéticas redox ativas vêm sendo amplamente estudadas em catálise biomimética de enzimas, como citocromos P450, peroxidases e superóxido dismutases (SOD). Estudos empíricos de relação estrutura-propriedade/atividade fundamentaram o avanço de algumas Mn-porfirinas para testes pré-clínicos em modelos animais e estudos clínicos em humanos como agentes terapêuticos redox-ativos e adjuvantes em radioterapia. Compostos redox inativos, como Zn-porfirinas (ZnP), podem ser empregadas como fotossensibilizadores para modulação redox indireta, de interesse para terapia/inativação fotodinâmica (PDT/PDI). Neste seminário serão destacados aspectos relevantes destas linhas de pesquisa juntamente com algumas contribuições do Grupo de Porfirinas Aplicadas a Problemas Químicos, Medicinais e Tecnológicos da UFPB no desenvolvimento de catalisadores oxidativo heterogeneizados, metodologias sintéticas, computacionais e analíticas para o desenho de mímicos de SOD, e fotossenbilizadores à base de ZnP para PDI de microrganismos e parasitos.


Seminário

Data: 21/03/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Taniris Cafiero Braga
Orientador(a): Ângelo de Fátima
Título: Planejamento e descoberta de reações multicomponentes

Resumo

As reações multicomponentes (RMC) são aquelas onde três ou mais reagentes interagem entre si, em uma única etapa, com economia atomica [1-3]. Apesar de existirem descrições de reações multicomponentes desde 1850, como a síntese de ?-aminonitrilas de Streeker, ainda hoje é bastante desafiador estabelecer um método robusto para o planejamento de novas RMC [1] . Esse seminário visa apresentar um panorama das abordagens sintéticas que foram capazes de auxiliar na obtenção e criação de novas metodologias multicomponentes.


Seminário

Data: 11/04/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Luciano Emerich Faria
Orientador(a): Carlos Alberto Lombardi Filgueiras
Título: A Descoberta de um novo elemento químico: O Paládio e sua relação com a história de Minas Gerais

Resumo

No início do século XIX, cientistas na Europa recebiam amostras de minerais provindos de todas as partes do mundo, dos quais muitos novos elementos químicos foram descobertos. O Paládio (46Pd106,4) é um destes elementos que teve sua descoberta e descrição intimamente ligada com a história das ciências e das tecnologias de mineração ocorridas na então Capitania de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. Este seminário vai explorar as referências históricas sobre a descoberta deste novo elemento de forma que os espectadores farão um retorno no tempo, conhecendo o trabalho de grandes cientistas do passado que foram essenciais para o desenvolvimento científico nacional e mundial.


Acesso rápido

Documentos gerais

Oferta de disciplinas

Corpo Docente

Dissertações/teses

Defesas marcadas

  Acesso restrito | Login: Senha: Seu login é o seu CPF (dígitos)
Capes Capes Periódicos Capes Fundep Projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Cnpq Fapemig Finep
Fale conosco

Secretária: Alessandra Dinotte
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732

Localização

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil

Copyright 2017 - Pós-graduação em Química - UFMG. Todos os direitos reservados