Eventos - Seminários marcados

Seminário

Data: 20/06/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Lucas da Silva Santos
Orientador(a): Rosemeire Brondi Alves
Título: Isocumarinas: da importância as principais estratégias de síntese para a obtenção desta classe de compostos bioativos.
Banca:
Profa. Rosemeire Brondi Alves - Orientadora (Dr. (UFMG))
Prof. Diogo Montes Vidal (Dr. (UFMG))
Prof. Ricardo José Alves (Dr. (UFMG))

Resumo:

Isocumarinas representam uma importante classe de compostos lactônicos de origem natural e sintética. Esses compostos têm atraído interesse dos químicos (sintéticos e medicinais) ao longo dos anos principalmente por apresentarem diversos tipos de aplicações farmacológicas. Além disso, são utilizados como intermediários para a obtenção de outras classes de compostos heterocíclicos, como por exemplo: 3,4-diidroisocumarinas, isoquinolonas, tioisocumarinas, dentre outros. Assim, muitos métodos têm sido desenvolvidos para a obtenção de isocumarinas e neste seminário serão apresentadas as principais estratégias utilizadas para a síntese destas lactonas.


Seminário de convidado

Data: 27/06/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Título: Substratos em pedaços como ferramenta para avaliar a estabilização do estado de transição em enzimas.
A ser apresentado por: Tiago A. S. Brandão - UFMG - Brasil

Resumo

Este seminário apresentará os resultados de um período de aperfeiçoamento no grupo do Prof. John P. Richard na 'University at Buffalo'. A hipótese de nossa pesquisa foi que substratos que se ligam fortemente ao sítio de enzimas utilizam parte da energia de ligação para a estabilização do estado de transição na enzima orotidina 5'-monofosfato descarboxilase (OMPDC). Estudos cinéticos com os substratos nativo e truncado (em pedaços) foram utilizados para determinar as suas energias de ligação na enzima, obtendo assim a contribuição de cada parte do substrato para a estabilização do estado de transição. Estudos de mutagênese sítio-dirigida de resíduos da proteína foram utilizados pela mesma razão para avaliar como a perturbação da interação da enzima com o substrato afeta a catálise. Os resultados consolidam quais aspectos são importantes para a atividade de OMPDC e outras enzimas. O seminário também irá expor a minha impressão geral em relação a este novo período de aprendizado.


Seminário

Data: 29/06/2018 - Horário: 14:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Demétrio Abreu Sena Costa
Orientador(a): Luciano Andrey Montoro
Título: Baterias de Sódio - Uma opção promissora frente às baterias de íon Lítio
Banca:
Prof. Luciano Andrey Montoro - Orientador (Dr. (UFMG))
Profa. Heveline Silva (Dr. (UFMG))
Prof. Guilherme Ferreira de Lima (Dr. (UFMG))

Resumo:

Como consequência dos aspectos envolvendo o alto custo do lítio, das reservas minerais limitadas desse elemento, juntamente com questões de sustentabilidade ambiental, recentemente observou-se uma tendência global para o desenvolvimento de baterias de mais baixo custo e com alta densidade de energia. Nesse contexto, as baterias de sódio renasceram como uma alternativa promissora, especialmente para o armazenamento de energia em sistemas estacionários. Novas vertentes além das baterias de conversão a altas temperaturas envolvendo células de sódio fundido, baseadas em Na-S e NaNiCl2, e estudadas nas décadas de 70 e 80, foram criadas. Dentre elas, as que mais se destacam são as baterias baseadas nos óxidos lamelares de sódio com metais de transição do tipo NaMO2 e os compostos polianiônicos. Ambos utilizam o mecanismo de inserção/desinserção iônica para armazenamento de energia. O desenvolvimento desses materiais vem sendo feito de forma muito rápida devido à descoberta de novas estruturas, tanto para o cátodo quanto para o ânodo, capazes de armazenar elevadas densidades de energia e potência.


Seminário

Data: 29/06/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Fernanda Lopes Ferreira
Orientador(a): Lucienir Pains Duarte
Título: Produtos Naturais e o desenvolvimento de antivirais
Banca:
Profa. Lucienir Pains Duarte - Orientadora (Dr. (UFMG))
Profa. Heveline Silva (Dr. (UFMG))
Prof. Luiz Cláudio de Almeida Barbosa (Dr. (UFMG))

Resumo:

Os vírus causam muitas doenças graves com alta taxa de mortalidade. Vírus resistentes às drogas disponíveis no mercado estão surgindo devido à alta taxa de mutação, o que torna importante a busca constante por novos agentes antivirais. Além disso, algumas infecções virais, como a AIDS, ainda permanecem sem cura, embora mais de 30 medicamentos tenham sido aprovados ou estejam em estágios experimentais. Produtos naturais têm um papel crucial no desenvolvimento de novas drogas, devido à grande diversidade estrutural que apresentam. A literatura relata que entre os anos de 1981 e 2014, mais de 40% dos antivirais em uso clínico são produtos naturais ou mimetizados de protótipos naturais. Dentre os produtos naturais, os triterpenos pentacíclicos apresentam uma grande variedade estrutural e ampla gama de atividades farmacológicas dentre elas atividade antiviral. Nesse seminário serão apresentadas algumas pesquisas recentes, especialmente de atividade anti-HIV, anti-HBV e anti-influenza A, com foco principal nos triterpenos pentacíclicos.


Seminário

Data: 04/07/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Karen Monique Nunes
Orientador(a): Marcelo Martins de Sena
Título: Métodos quimiométricos de classificação e técnicas de espectroscopia vibracional aplicados na análise de autenticidade de alimentos.
Banca:
Prof. Marcelo Martins de Sena - Orientador (Dr. (UFMG))
Prof. Diogo Montes Vidal (Dr. (UFMG))
Prof. Bruno Gonçalves Botelho (Dr. (UFMG))

Resumo:

A preocupação com a autenticidade e segurança alimentar é crescente nos últimosanos, devido à grandes escândalos envolvendo fraudes. O controle de qualidade de alimentos consumidos no Brasil é baseado em parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Entretanto, diversos trabalhos científicos utilizando espectroscopia vibracional, infravermelho e Raman, em conjunto com métodos quimiométricos, têm sido propostos para a identificação de fraudes em alimentos, especialmente envolvendo a estratégia de análise não direcionada (non-targeted analysis). Os métodos de classificação supervisionada podem ser discriminantes, como o PLS-DA (Partial Least Squares Discriminat Analysis), ou métodos de modelagem de classe, como o SIMCA (Soft Independent Modelling of Class Analogies). Dentre esses métodos, o mais aplicado é o PLS-DA. No entanto, não existe um consenso na literatura sobre qual tipo de método de classificação seria o mais adequado para a análise de problemas envolvendo a autenticação de alimentos. Este seminário visa apresentar as recentes discussões e aplicações do uso da espectroscopia vibracional e dos métodos de classificação na resolução de problemas de autenticidade de alimentos.


Seminário

Data: 06/07/2018 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Fabiane Carvalho Ballotin
Orientador(a): Rochel Montero Lago
Título: Catalisadores heterogêneos ácidos baseados em carbono
Banca:
Prof. Rochel Montero Lago - Orientador (Dr. (UFMG))
Profa. Heveline Silva (Dr. (UFMG))
Profa. Elena Vitalievna Goussevskaia (Dr. (UFMG))

Resumo:

A busca por catalisadores ácidos para diferentes aplicações a partir de materiais estáveis, sustentáveis e de baixo custo [1] tem sido pauta de diversas áreas de estudo. Dessa forma, a utilização de materiais renováveis baseados em carbono como a biomassa [2], tem potencial para serem modificados quimicamente para produção de materiais com valor agregado, como catalisadores heterogêneos ácidos, o que representa um importante passo para o desenvolvimento de processos químicos sustentáveis.


Acesso rápido

Documentos gerais

Oferta de disciplinas

Corpo Docente

Dissertações/teses

Defesas marcadas

  Acesso restrito | Login: Senha: Seu login é o seu CPF (dígitos)
Capes Capes Periódicos Capes Fundep Projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Cnpq Fapemig Finep
Fale conosco

Secretária: Alessandra Dinotte
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732

Localização

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil

Copyright 2017 - Pós-graduação em Química - UFMG. Todos os direitos reservados