Eventos - Seminários marcados

Seminário

Data: 27/09/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Carlos Alberto Amaya Vargas
Orientador(a): Tiago Antônio da Silva Brandão
Título: A busca por materiais híbridos organosilicatos para catálise heterogênea

Resumo

A obtenção de catalisadores eficientes e recuperáveis sempre foi uma busca primordial na área de catálise. Nos últimos anos, diversos materiais híbridos têm sido projetados para a catálise heterogênea de diferentes reações. A recuperação é simplificada pela natureza do sistema, por outro lado, alta capacidade catalítica torna-se o grande desafio. Engenheira molecular tem sido aplicada em tais situações com avanços promissores. Dentre as estratégias está o desenvolvimento de sistemas catalíticos com coerência funcional entre seus componentes orgânico e inorgânico. Este seminário abordará exemplos sobre a síntese e aplicação de materiais híbridos organosilicatos. As aplicações vão desde a oxidação aeróbia de álcoois até diferentes reações de acoplamento.


Seminário

Data: 29/09/2017 - Horário: 14:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Natália Rodrigues Marques Sturt
Orientador(a): Flávia Cristina Camilo Moura
Título: Esterificação através de catálise ácida heterogênea para produção de Biodiesel

Resumo

A maior parte de toda energia consumida no planeta é de origem fóssil. No entanto, essas fontes são limitadas e com perspectivas de esgotamentos futuros, o que torna a busca por fontes de energias renováveis um assunto de suma importância. Neste cenário destaca-se o biodiesel que é constituído por ésteres alquílicos que podem ser obtidos através da transesterificação e ou esterificação de óleos vegetais. Estas reações são conduzidas na presença de um álcool de cadeia curta e de catalisadores. A esterificação ganha uma atenção especial neste processo por ser usada principalmente quando se tem óleos vegetais com um alto teor de ácidos graxos livres. Nesta reação, geralmente são utilizados catalisadores homogêneos, no entanto, seu uso provoca sérios danos ao sistema. Desta forma, há um crescente interesse por sólidos que possam catalisar este processo pois eles podem resolver diversos problemas tais como corrosão de equipamentos, facilidade de separação e recuperação dos produtos, além também de ser reutilizados, contribuindo desta forma com a redução da poluição ambiental e com os custos de produção o que os tornam ambientalmente "corretos ou amigáveis".


Seminário

Data: 04/10/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Fabíola Suelen dos Santos
Orientador(a): Rossimiriam Pereira de Freitas
Título: Sondas moleculares fluorescentes

Resumo

A utilização de espécies químicas para o estudo das propriedades de outras moléculas envolvidas em diversos sistemas biológicos tem sido uma ferramenta importante para o acompanhamento, visualização e compreensão de diferentes processos. O desenvolvimento dessas chamadas "sondas moleculares" tem chamado a atenção de pesquisadores, principalmente nas últimas duas décadas. Dentro deste contexto, se destacam as sondas moleculares que apresentam em sua estrutura grupos fluorescentes. Estas apresentam vantagens na detecção de analitos e na obtenção de imagens devido à alta sensibilidade da espectroscopia de fluorescência diante das variações do meio, rápido tempo de resposta e simplicidade. Além disso, a grande variedade química desses compostos fluorescentes amplia o escopo de possibilidades de modificação estrutural. Dessa forma, as sondas moleculares fluorescentes são uma ferramenta importante no estudo sobre analitos específicos, seja em meio celular, amostras biológicas ou outras e diferentes exemplos tem sido relatados recentemente na literatura.


Seminário

Data: 06/10/2017 - Horário: 14:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Bruno Henrique Rodrigues do Prado
Orientador(a): Cynthia Peres Demicheli
Título: Gaspar Vianna e a Quimioterapia das Leishmanioses

Resumo

A leishmaniose é uma doença parasitária que atinge principalmente países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Em 2013, a Organização Mundial de Saúde estimou que 300 milhões de pessoas estão em áreas de risco e que de 20 a 30 mil pessoas morrem por ano devido a moléstia [1]. É considerada uma doença negligênciada, cuja tratamento quimioterápico em alguns países, como o Brasil, utiliza-se de compostos antimoniais pentavalentes desenvolvidos a mais de 70 anos. O primeiro sucesso no tratamento e cura dessa moléstia foi descrita pelo médico paraense Gaspar Vianna no ano de 1912 [2]. Seus principais trabalhos foram desenvolvidos no Instituto Oswaldo Cruz, no qual estavam presentes famosos médicos como Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz, Carlos Chagas e Arthur Neiva. Contaminado por tuberculose no exercício de sua arte de pesquisador, Gaspar Vianna veio a falecer prematuramente aos 29 anos. Este seminário descreverá a vida e trabalho de Gaspar Vianna, bem como a utilização de quimioterápicos no tratamento da leishmaniose até a atualidade.


Seminário

Data: 11/10/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Ana Luísa Almeida Lage
Orientador(a): Dayse Carvalho da Silva Martins
Título: Degradação de antibióticos via processos oxidativos: uma alternativa contra a resistência bacteriana.

Resumo

Após a descoberta da Penicilina por Alexander Fleming nos anos de 1920, os antibióticos têm revolucionado a medicina [1]. Dentre as diversas classes de antibióticos disponíveis comercialmente, destacam-se as ?- lactamas e quinolonas, as quais são utilizadas para o tratamento de doenças muito comuns da população. Devido ao uso indiscriminado, essas classes têm levado a um aumento da resistência bacteriana e a indústria farmacêutica vem trabalhando para que esses antibióticos ainda possam ser utilizados [2]. Adicionalmente, devido ao descarte incorreto de medicamentos não utilizados e/ou vencidos, ocorre a contaminação de águas fluviais e esgotos domésticos. Atualmente, os sistemas de tratamento de água e esgoto não possuem técnicas eficientes para a remoção destes fármacos em água [3]. Este seminário versará sobre os processos de resistência bacteriana envolvendo principalmente ?-lactamas e quinolonas, além de processos oxidativos utilizados para a degradação e/ou mineralização desses antibióticos em sistemas aquáticos.


Seminário

Data: 18/10/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II Aluísio Pimenta
Aluna: Aline de Oliveira
Orientador(a): Heitor Avelino de Abreu
Título: Redes metalorgânicas: estrutura e planejamento para aplicações mais eficientes

Resumo

As redes metalorgânicas (do inglês: Metal-Organic Frameworks - MOFs) constituem uma classe de sólidos cristalinos e porosos com propriedades bastante diversificadas [1], justificando o seu potencial de aplicação em diferentes áreas como em estocagem de gases, métodos de separação, catálise, liberação controlada de fármacos, sensores e magnetos [2]. A diversidade das MOFs advém da vasta gama de combinações que podem ser feitas entre aglomerados metálicos e ligantes orgânicos divergentes para a preparação destes materiais [3]. A química reticular (metodologia que consiste na conexão de blocos de construção moleculares para a formação de estruturas pré-determinadas), em conjunto com o entendimento ao nível molecular desses sólidos em suas aplicações, permite que novos materiais sejam projetados com propriedades ajustadas a aplicações tecnológicas mais eficientes. Neste seminário será feita uma breve apresentação das possibilidades estruturais das MOFs.


Seminário

Data: 25/10/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Fernanda Gomes Mendonça do Pim
Orientador(a): Rochel Montero Lago
Título: "Switches" moleculares e suas aplicações

Resumo

"Switches" moleculares podem ser definidos como moléculas ou sistemas que existem em dois estágios diferentes, podendo ser reversivelmente convertidos um no outro [1]. Esta conversão reversível pode ser governada por estímulos como pH, radiação e temperatura [2,3]. Uma das principais aplicações dos "switches" moleculares está associada aos processos bifásicos, muito relevantes em áreas como a catálise para conversão de biomassa. Neste sentido, este seminário abordará os conceitos relacionados ao campo dos "switches", explorando os processos bifásicos e sua importância, a reversibilidade de emulsões, além de mostrar trabalhos da literatura que exemplificam algumas de suas aplicações.


Seminário

Data: 01/11/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Paulo Roberto Garcês Gonçalves Junior
Orientador(a): Hélio Anderson Duarte
Título: Baterias de íons lítio - LIBs: avanços em fontes de energia eletroquímica

Resumo

Energia é um dos temas mais relevantes do século XXI. Com o consumo excessivo dos combustíveis fósseis e a piora crescente da poluição ambiental causada nesta matriz energética, há uma elevada demanda para fazer uso eficiente da energia e permitir o desenvolvimento sustentável global[1]. Uma bateria eletroquímica é um dispositivo que permite que a energia liberada em uma reação química seja convertida diretamente em eletricidade. Neste sentido, vários sistemas eletroquímicos de armazenamento/conversão de energia, como baterias de íons lítio (Lithium Ion Batteries - LIBs), capacitores eletroquímicos (Electrochemical Capacitors - ECs), baterias de metal-O2 (Metals Oxygen Batteries - MOBs) e células de combustível (Fuel Cells - FCs) tem se tornado cada vez mais atraentes[2, 3]. O presente seminário abordará aspectos gerais dos diversos dispositivos eletroquímicos, bem como suas características e critérios de performance. Será enfatizado o desenvolvimento de novos materiais para aplicações em LIBs.


Seminário

Data: 08/11/2017 - Horário: 10:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluno: Alexandre Moreira Meireles
Orientador(a): Dayse Carvalho da Silva Martins
Título: 1987-2017: 30 anos de utilização de metaloporfirinas ?-bromadas em reações de oxidação de substratos orgânicos.

Resumo

Metaloporfirinas sintéticas tem sido muito utilizadas como catalisadores, mimetizando o sitio ativo dos citocromos P450, em reações de oxidação de substratos orgânicos. A aplicação destes macrociclos em sistemas catalíticos, na presença de diferentes doadores de oxigênio, tem sido estudada desde os anos de 1979 [1]. Porém, a baixa eficiência e a pouca estabilidade dos primeiros catalisadores estudados levaram ao desenvolvimento de metaloporfirinas que pudessem ser mais robustas, por exemplo, pela introdução de átomos de bromo nas posições ?-pirrólicas do macrociclo porfirínico. Como resultado, desde 1987 [1], inúmeros trabalhos têm demonstrado como este tipo de modificação altera as propriedades físico-químicas e a atividade catalítica destes compostos [2,3]. Neste sentido, o seminário versará sobre o desenvolvimento dos catalisadores metaloporfirínicos ?-bromados e suas aplicações em sistemas catalíticos, ao longo destes 30 anos.


Seminário

Data: 17/11/2017 - Horário: 14:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Thaís Altoé Moreira
Orientador(a): Luiz Cláudio de Almeida Barbosa
Título: Estratégias para síntese do núcleo 2(5H)-furanona presente em ?-alquilidenobutenolídeos naturais e sintéticos com importantes atividades biológicas

Resumo

Os ?-alquilidenobutenolídeos são uma classe de produtos naturais pertencentes ao grupo dos butenolídeos, também conhecidos como ?-lactonas insaturadas.1,2 Suas características estruturais consistem em um núcleo 2(5H)-furanona.1 Esta classe de compostos está amplamente distribuída na natureza, podendo ser encontrada em esponjas marinhas, algas, ascídeas, animais, plantas, insetos ou fungos. Muitas dessas substâncias são também de origem sintética, e apresentam várias atividades biológicas importantes como fungicida, bactericida, anti-inflamatória, citotóxica e reguladora da germinação de sementes.1,3 Deles, destaca-se os cadiolídeos C e D, isolados em 1998, que são tão potentes quanto os antibióticos comerciais Linezolida e Vancomicina.2 Para a síntese dessas e outras ?-lactonas insaturadas, já foram reportados diversos métodos para obtenção de seus núcleos 2(5H)-furanona, tais como a reação de cicloadição e cicloreversão de Diels Alder, condensação aldólica e ciclização oxidativa.2,3 Neste seminário serão destacadas as funções biológicas dos ?-alquilidenobutenolídeos, assim como as estratégias sintéticas para obtenção de seu núcleo central 2(5H)-furanona.


Seminário

Data: 24/11/2017 - Horário: 14:00 - Local: Auditório II - Aluísio Pimenta
Aluna: Marina de Ávila Costa
Orientador(a): Claudio Luis Donnici
Título: Histórico e Aplicações da Fluorescência

Resumo

Desde os tempos antigos, até recentemente, a Química de Corantes e Pigmentos tem desenvolvido colorações para bens de consumo e para fins estéticos e artísticos. Corantes são substâncias que conferem cor através de fenômenos conhecidos como luminescência, termo que foi introduzido pela primeira vez como "luminescenz" pelo alemão Eilhard Wiedemann, em 1888, referindo-se aos fenômenos de luz sem influência da temperatura. Uma das primeiras aplicações da luminescência foi descrita, em 1857, por Edmond Becquerel ao revestir superfícies internas de tubos de descarga elétrica com material luminescente, semelhante aos tubos de televisões coloridas e lâmpadas fluorescentes que foram utilizados até recentemente. De fato, a luminescência é um fenômeno importante em muitos campos científicos e tecnológicos com aplicações de grande relevância e importância nas pesquisas modernas. Sendo assim, este seminário abordará aspectos históricos dos fenômenos luminescentes, enfatizando a fluorescência e suas aplicações.


Acesso rápido

Documentos gerais

Oferta de disciplinas

Corpo Docente

Dissertações/teses

Defesas marcadas

  Acesso restrito | Login: Senha: Seu login é o seu CPF (dígitos)
Capes Capes Periódicos Capes Fundep Projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Cnpq Fapemig Finep
Fale conosco

Secretária: Alessandra Dinotte
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732

Localização

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil

Copyright 2017 - Pós-graduação em Química - UFMG. Todos os direitos reservados