O Programa - O Mestrado

O Curso de Mestrado oferecido pelo Programa de Pós-graduação conduz ao grau de Mestre em Química. Para ser admitido como estudante regular, o(a) candidato(a) ao título de Mestre deve satisfazer às seguintes exigências:

a) ter concluído curso de graduação do qual constem disciplinas consideradas afins à área de estudo pretendida, a critério do Colegiado do Curso;

b) ter sido aprovado(a) no Exame de seleção composto de uma prova escrita que envolve conteúdos das subáreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

O(A) discente admitido ao Mestrado tem a supervisão do(a) coordenador(a) do Colegiado, que atua como Conselheiro(a), até que este(a) faça a escolha do(a) orientador(a). Todo(a) discente deverá escolher um(a) orientador(a), credenciado(a) pelo Colegiado de Pós-graduação, até o 2º mês do início do curso e apresentar um projeto de pesquisa para a dissertação até o 4º mês do início do curso. É obrigatório que todos o(a)s discentes admitidos no curso de Mestrado façam o curso de Segurança em Laboratório de Química. É incentivada a participação de todos os discentes, na disciplina optativa de Ética e Integridade na Pesquisa.

Para obtenção do grau de Mestre, o(a) discente deverá ser aprovado em defesa de dissertação, no prazo mínimo de 1 (um) ano e máximo de 2 (dois) anos, contados a partir da matrícula inicial do(a) candidato(a). Para defesa de dissertação, o(a) discente deverá ter cursado a disciplina de Redação Científica I. Além disso, o(a) discente deve ter sido aprovado(a) em um exame de língua inglesa (até o fim do primeiro ano) e na disciplina Seminários Departamentais, por 3 semestres. Nos seminários, pesquisadores nacionais e internacionais, pesquisadores e profissionais do setor produtivo ou do governo são frequentemente convidados para tratar de diferentes temas relacionados à Química.

O(A) discente de Mestrado deve cursar 4 (quatro) créditos de disciplinas avançadas escolhidos a partir de um grupo de 8 disciplinas e completar a sua formação com disciplinas avançadas e/ou optativas, que aprofundam o conhecimento na sua área de interesse e, também em áreas de conhecimento transversais, tais como propriedade intelectual, empreendedorismo e patrimônio genético. O total de créditos obrigatórios a serem cursados é de 16 créditos. Eles devem ser obtidos no prazo máximo de 12 meses, a partir de sua admissão. Minicursos são oferecidos por Professores/Pesquisadores externos ao curso (muitos deles estrangeiros) sobre novas técnicas, áreas e abordagens.

O PPG-Q oferece, semestralmente, um grande número de outras disciplinas na área da Química e/ou suas interfaces. O(A) discente, juntamente com o seu(sua) orientador(a), tem a possibilidade de definir o percurso que será seguido, ampliando a flexibilidade e permitindo que o(a) discente siga a sua vocação, seja na área de química fundamental ou aplicada, muitas vezes com a participação de instituições públicas/privadas.
.

Acesso rápido

Formulários, requerimentos e outros documentos

Oferta de disciplinas

Corpo Docente

Dissertações/teses

Defesas marcadas

  Acesso restrito | Login: Senha: Seu login é o seu CPF (dígitos)
Capes Capes Periódicos Capes Fundep Projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Cnpq Fapemig Finep
Fale conosco

Secretária: Simone Regina Luiz Gomes
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732

Localização

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil

Copyright 2017 - Pós-graduação em Química - UFMG. Todos os direitos reservados