O Programa - Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Q) está sediado no campus da UFMG, região da Pampulha em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. O PPG-Q foi criado em 1967 e é um dos mais tradicionais e consolidados do país, fruto de um esforço contínuo de aperfeiçoamento do seu quadro docente desde a sua origem, por meio de estágios de pós-doutoramento do corpo docente no exterior, principalmente na Europa e Estados Unidos.

O PPG-Q, sempre preocupado com os problemas de interesse regional e nacional, iniciou suas atividades atuando na linha de pesquisa de produtos naturais (ainda nos anos de 1970), demonstrando sua vocação para a valorização das riquezas naturais do Estado de Minas Gerais. O PPG-Q ampliou gradativamente as suas atividades de pesquisa para as áreas de Físico-química, voltada inicialmente para a espectroscopia Mssbauer e de Aniquilação de Pósitron, realizando importantes estudos na área de geoquímica e mineralogia. Depois, voltou seus esforços para a Química Inorgânica por meio de pesquisas relacionadas à síntese de novos compostos e avaliação de suas propriedades (atividades biológica e catalítica). Mais recentemente, a Química Analítica se fortalece principalmente nos projetos envolvendo a química de alimentos, meio ambiente e ciências forenses.

Atualmente, o PPG-Q atua nas mais diversas áreas da Química, atento à qualidade e rigor científicos, mantendo um olhar para os interesses da sociedade. O PPG-Q conta com um corpo docente formado por professores doutores altamente qualificados. A grande maioria desse corpo docente (68% dos orientadores permanentes em 2020) é bolsista de produtividade do CNPq.

Por meio de infraestrutura de pesquisa consolidada e uma equipe qualificada, o PPG-Q consolida-se como um centro de desenvolvimento científico e tecnológico abordando problemas importantes como a nanotecnologia, a química verde, a biotecnologia, os produtos naturais, a biodiversidade, as ciências ambientais, a energia, a qualidade da água, a química estrutural e inorgânica, a síntese, os alimentos, a química forense e a química para inovação da indústria. Atento às demandas da sociedade, seus esforços no sentido de capacitar os mestrandos e doutorandos em relação à propriedade intelectual e empreendedorismo começam a surtir os primeiros frutos. Alguns dos doutores formados pelo programa têm empreendido e montado suas próprias empresas de base tecnológica. No PPG-Q, o desenvolvimento científico fundamental encontra-se próximo e em um diálogo constante com o desenvolvimento tecnológico e as necessidades da sociedade. A geração de conhecimento científico, principalmente aqueles relacionados à química de combustíveis, meio ambiente e biomedicina são realizados com instituições públicas e laboratórios nacionais e auxiliam na definição de políticas públicas.

O PPG-Q possui convênios e colaborações com diversas Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e do exterior, promovendo com frequência o intercâmbio de discentes de pós-graduação.

Neste ambiente de efervescência científica, os estudantes de mestrado e doutorado são motivados a buscar sempre a excelência e se aventurarem em desafios científicos e tecnológicos, abrindo espaço para a inovação e a quebra de paradigmas.

O PPG-Q trabalha continuamente para a manutenção de sua excelência, promovendo reavaliações de seus regulamentos internos, na tentativa de corrigir problemas, preservando tradições, mas com um olhar crítico na busca de novas estratégias para a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos que possam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais exigente.

O PPG-Q é regido pelas Normas Gerais da Pós-graduação da UFMG e pelo Regulamento do Curso e recebe quotas anuais de bolsas de estudo do CNPq, CAPES e FAPEMIG, além de contar com bolsas de projetos em parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa.

Total de docentes permanentes: 64
Total de alunos ativos do mestrado: 74
Total de alunos ativos do doutorado: 123
Total de alunos ativos: 197
Total de dissertações defendidas: 804
Total de teses defendidas: 672

Acesso rápido

Formulários, requerimentos e outros documentos

Oferta de disciplinas

Corpo Docente

Dissertações/teses

Defesas marcadas

  Acesso restrito | Login: Senha: Seu login é o seu CPF (dígitos)
Capes Capes Periódicos Capes Fundep Projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Cnpq Fapemig Finep
Fale conosco

Secretária: Simone Regina Luiz Gomes
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732

Localização

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil

Copyright 2017 - Pós-graduação em Química - UFMG. Todos os direitos reservados