O Programa - Apresentação

Criado em 1967, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG é um dos mais tradicionais e consolidados do país, com uma produção científica significativa em periódicos altamente qualificados. Atua fortemente na formação de recursos humanos, tendo 682 mestres e 561 doutores sido titulados desde a sua criação.

Na última avaliação feita pela CAPES em 2017, o Programa obteve a nota 7 (a mais alta possível), o que o coloca entre os melhores programas de Pós-Graduação em Química do Brasil. Seu corpo docente é formado por professores doutores altamente qualificados, sendo que sua grande maioria (92,5% em 2010) é bolsista de produtividade do CNPq. Esse corpo docente se mostra maduro e conta com importantes lideranças. No último triênio, os pesquisadores e estudantes do programa publicaram mais de 477 artigos científicos. A percentagem de docentes permanentes com produção de artigos Qualis (A e B) foi de 82%, que está acima da média nacional da área de 50% no triênio. O número de citações dos trabalhos publicados por docentes e discentes do programa nos últimos 10 anos está próximo a 7.615 (ESI). Além disso, o Programa também apresenta uma expoente produção tecnológica com significativo número de patentes depositadas e concedidas.

Importantes universidades brasileiras contam com egressos de nosso Programa em seu corpo docente. Nos últimos anos, mais de 50 egressos foram contratados por universidades públicas de outros estados brasileiros e mais de 70 por universidades mineiras (UFLA, UNIFAL, UFV, UFOP, UFJF, entre outras). Inúmeros egressos atuam em centros de pesquisa (CDTN, CETEC, FIOCRUZ, EMBRAPA, etc). Também atuam na Petrobrás, ANP, e como cientistas forenses na Polícia Federal e na Polícia Civil de Minas Gerais.

O Programa possui convênios e colaborações com diversas Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e do exterior, promovendo com freqüência o intercâmbio de discentes de pós-graduação.

O Programa é regido pelas Normas Gerais da Pós-graduação da UFMG e pelo Regulamento do Curso e recebe quotas anuais de bolsas de estudo do CNPq, CAPES e FAPEMIG.

Total de docentes permanentes: 59
Total de alunos ativos do mestrado: 62
Total de alunos ativos do doutorado: 143
Total de alunos ativos: 205
Total de dissertações defendidas: 682
Total de teses defendidas: 561

Acesso rápido

Documentos gerais

Oferta de disciplinas

Corpo Docente

Dissertações/teses

Defesas marcadas

  Acesso restrito | Login: Senha: Seu login é o seu CPF (dígitos)
Capes Capes Periódicos Capes Fundep Projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Cnpq Fapemig Finep
Fale conosco

Secretária: Alessandra Dinotte
Email: pgquimic@qui.ufmg.br
Telefone: 31 3409 5732

Localização

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Av. Antônio Carlos, 6627 – 31270-901 – Belo Horizonte MG Brasil

Copyright 2017 - Pós-graduação em Química - UFMG. Todos os direitos reservados