29 de Novembro de 2017

Professor do DQ publica livro "A visita de Marie Curie no Brasil" que recebeu tradução para o Polonês

Marie Sklodowska Curie nasceu na Polônia e se naturalizou francesa, sendo detentora de dois prêmios Nobel, um de física e outro de química. Foi também a primeira mulher a ser professora na Sorbonne (Universidade de Paris). A ilustre cientista visita o Brasil em 1926 e o livro publicado pelos professores João Pedro Braga e Cássius Klay Nascimento é um resgate histórico dessa importante visita científica. Em um primeiro capítulo discute-se a importância, a vida particular e científica de Marie Curie para a humanidade. No segundo capítulo o preparo para a viagem ao Brasil é abordado. Nos capítulos subsequentes são discutidos os aspectos da visita de Marie Curie aos estados por onde passou (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), bem como a sua relação com os cientistas, líderes políticos, estudantes, repórteres e a sociedade em geral. Uma conclusão dessa importante e histórica visita é apresentada no capítulo final.

O livro foi lançado no Brasil em maio de 2017 pela Livraria da Física/São Paulo (https://www.livrariadafisica.com.br) com tradução para o Polonês. O livro em língua polonesa, editado pela Sociedade Polonesa de Química e pela Academia de Ciências da Polônia, teve seu lançamento em Varsóvia em novembro de 2017. O lançamento contou com a presença da família Curie, diretores do Museu Curie de Paris, diretores do Museu Curie de Varsóvia, presidente da Sociedade Polonesa de Química, ex-presidente da IUPAC e outros cientistas.