07 de Novembro de 2017

Seminário " Avanços na síntese de diamantes por HTHP (High Temperature High Pressure) , CVD (Chemical Vapor Deposition), Mecanossíntese, Detonação e "Phase Homoepitaxial Regrowth" - Prof. Wagner Mussel

O prof. Wagner Mussel (DQ-UFMG) convida os alunos da pós do DQ para participarem de um seminário referente a uma disciplina ministrada por ele no curso de Engenharia de Minas. A quem interessar, segue um resumo e mais detalhes abaixo:

Palestrante: prof. Wagner Mussel (DQ-UFMG)
Data: quinta-feira 30/11, 08:00 h, auditório II Aluísio Pimenta.
Título: Avanços na síntese de diamantes por HTHP (High Temperature High Pressure) , CVD (Chemical Vapor Deposition), Mecanossíntese, Detonação e 'Phase Homoepitaxial Regrowth'.

Resumo: Diamantes sintéticos são de grande interesse industrial, inicialmente como alternativa aos famosos 'Diamantes de Sangue' e agora também como fonte de lâminas diamantadas para aparatos médicos, como bisturis de grande precisão, nano e micro diamantes para a indústria de abrasivos e monocristais de diamantes para instrumentos opto-eletrônicos. Recentemente inúmeros avanços foram relatados na utilização da técnica de HTHP e CVD na obtenção de gemas para a indústria de jóias. O seminário irá abordar recentes inovações e desenvolvimentos na síntese de diamantes.