25 de Outubro de 2016

A publicação "Origens da Química no Brasil" de autoria do Prof. Carlos A.L. Filgueira é uma das finalistas do Prêmio ABEU 2016.

O prêmio ABEU é conferido, desde 2015, pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) às melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, além de destacar o projeto gráfico mais acurado das obras publicadas pelas Editoras Universitárias (EUs). O objetivo desta iniciativa é promover a qualificação das publicações das EUs, tanto na excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, quanto na concepção estética das edições dos livros publicados.
A Profa. Heloísa Beraldo, autora do texto publicado em uma das capas do livro do Prof. Carlos Filgueira, fez a seguinte descrição para obra em questão:
'O sortilégio da musa Clio é universal, pois não há homem sem história, mas ele se revela particularmente agudo entre homens de ciência'.
Em Origens da Química no Brasil Carlos Alberto Filgueiras descreve não somente as origens da Química, mas também as das ciências e das técnicas em nosso país, desde a mundialização do conhecimento nos séculos XVI e XVII, passando pelo desenvolvimento científico no Brasil do século XVIII, a institucionalização da ciência após a vinda da corte portuguesa no século XIX, as origens da Universidade e por fim nos dá sua visão da História da Química brasileira no século XX.
Fruto de cuidadoso trabalho de pesquisa em História da Ciência empreendido pelo autor ao longo de trinta anos, o livro é ricamente ilustrado com figuras que coletou em museus e bibliotecas no Brasil e em Portugal, ou com material de sua própria coleção. O texto, de leitura agradável, é de interesse não exclusivamente para químicos, mas também para cientistas de outras áreas e historiadores.

(Heloisa de Oliveira Beraldo - Profa. Titular do Departamento de Química da UFMG)

O PPG em Química da UFMG parabeniza o Prof. Carlos Filgueira, orientador permanente do nosso Programa, pela distinção recebida e convida a todos a embarcarem nesta fantástica e rica narrativa histórica sobre a Química no Brasil.
Outras informações sobre o Prêmio ABEU 2016: AQUI
Outras informações sobre o livro: AQUI

Acesso rápido

Formulários, requerimentos e outros documentos