06 de Agosto de 2018

Os professores da UFMG Ângelo de Fátima (Departamento de Química) e Luzia V. Modolo (Departamento de Botânica) foram convidados para editar um fascículo sobre "Biotechnological and Medical Relevance of Ureases"

Os professores da UFMG ngelo de Fátima (Departamento de Química) e Luzia V. Modolo (Departamento de Botânica), juntamente com a Profa. Barbara Krajewska (Jagiellonian University, Polônia), foram convidados pelo Conselho Editorial da revista Journal of Advanced Research (Elsevier; www.sciencedirect.com/journal/journal-of-advanced-research) para editar um fascículo sobre 'Biotechnological and Medical Relevance of Ureases'.
Os professores de Fátima e Modolo são os coordenadores da Rede para Estudos de Novos Inibidores de Urease (REDNIU, www.redniu.org), criada em 2010, a partir do financiamento da agências CAPES, CNPq e FAPEMIG. Com desenvolvimento de pesquisa multidisciplinar, a REDENIU congrega pesquisadores de das mais variadas expertises, de doze (12) Instituições de Ciência e Tecnologia, seis das quais com sede em Minas Gerais (UFMG, UFV, UFU, UFSJ, UFJF e EMBRAPA Milho e Sorgo) e as demais localizadas em Alagoas (UFAL), Goiás (UFG), Paraná (UEL), Rio de Janeiro (EMBRAPA Solos), Rondônia (EMBRAPA Rondônia), Roraima (UFRR) e São Paulo (Instituto Agronômico de Campinas).
Por que o interesse em ureases? Enzimas que catalisam a hidrólise da ureia, as ureases podem afetar negativamente a saúde e qualidade de vida de humanos e animais. A persistência da atividada ureolítica da urease tem sido associada a algumas doenças causadas por infecções microbianas. Por outro lado, as ureases presentes no solo podem contribuir para consideráveis perdas do nutriente nitrogênio a partir de lavouras adubadas com ureia, sendo também implicadas no aumento do impacto ambiental. Neste contexto, é notável o potencial de inibidores de ureases para aplicações nas áreas médica e agrícola.
Os pesquisadores da REDNIU já investigaram mais de 350 de substâncias orgânicas como potenciais inibidores de urease, cujos resultados possibilitaram o protocolamento de três (3) pedidos de patentes junto ao INPI.
Todos os artigos publicados no volume 13 sobre 'Biotechnological and Medical Relevance of Ureases', do Journal of Advanced Research, estão disponíveis com acesso gratuito no link do endereço abaixo: